Pular para o conteúdo principal
Rio Aberto na Unb - Universidade de Brasília

A linguagem psicocorporal surgiu como uma necessidade dentro da faculdade de educação na universidade de brasília através da profa. Maria Luiza Angelim em 1997 nos cursos de especialização de educação à distância - ead. Várias técnicas corporais foram experimentadas e o sistema rio abierto foi o que mais se adequou as expectativas da academia. Desde então em todos os encontros presenciais dos cursos de educação à distância da universidade aberta do brasil - UAB/UNB, o Rio Abierto se fez presente, inclusive através da webconferência os alunos ausentes conectaram-se e participaram da nossa roda de movimento. Este caminho presencial/virtual trouxe uma dimensão nova para educação à distância fortalecendo os vínculos e estimulando as outras inteligências.

Outro passo no nosso caminho dentro da universidade sob a coordenação da professora Laura Maria Coutinho foram as aulas mensais de Movimento Vital Expressivo - mve que acontecem desde 2006 com freqüência significativa  de alunos e professores da UNB  e da comunidade em geral.

O objetivo deste trabalho, em parceria com a faculdade de educação, foi o de buscar por meio da atividade de movimento vital expressivo, metodologia sistematizada pela escola de desenvolvimento humano sistema Rio Abierto da Argentina, reconhecer a pessoa como um sistema integrado onde cada parte é um aspecto do todo.

Segundo a professora Laura Coutinho “compreender o movimento humano em todos os níveis é um dos desafios que se coloca para as instituições responsáveis pela formação do educador em tempos de modernidade, que ao romper com o passado e com o arcaico, como nos lembra Le Goff, nos coloca mais uma vez diante da questão: que espécie de homem se quer construir? Associar as técnicas corporais do sistema rio abierto com a educação, e principalmente com a educação online, é partir do pressuposto de que as mudanças precisam ser experimentadas também no próprio corpo para que possamos ter sempre em mente que é preciso alimentar as novas posturas com movimentos constantes para que novas experiências possam se instalar.

Com o decorrer destas aulas de MVE, elas fizeram parte do conteúdo programático de algumas disciplinas da faculdade de educação: educação para jovens e adultos - Maria Luíza Angelim, espaço de cinema: natureza e cultura em imagens e sons - Laura Coutinho e educação ambiental – Maria do Socorro

As aulas abertas mensais são gratuitas sem restrições de idade e condições físicas. Elas são desenvolvidas com temas interligados, tendo um sentido orgânico e os exercícios poderão ser incorporados na rotina do dia a dia.  As aulas proporcionam:

  • descarregar as tensões do dia-a-dia
  • prevenir estresse;
  • aliviar dores;
  • relaxar o corpo e a mente;
  • libertar-se de condutas repetitivas e mecânicas;
  • resgatar a vitalidade.

Em breve as aulas de Movimento Vital Expressivo acontecerão no salão da Associação de Docentes da Universidade de Brasilia - AdUnb

Acompanhem a programação mensal da nossa secção de novidades

Compreender o movimento humano em todos os níveis é um dos desafios que se coloca para as instituições responsáveis pela formação do educador.